1 - QUERO REGISTRAR MEUS ANIMAIS, TENHO QUE ME ASSOCIAR? O QUE DEVO FAZER?

Em primeiro lugar associe-se através do site disponível aqui. Entre em contato com um de nossos técnicos listados na página disponível aqui, escolha o de sua preferência ou o mais próximo da sua propriedade e agende uma visita para a inspeção dos animais no local onde eles se encontram. Os valores estão contidos em no site disponível aqui. Não é necessário se associar para ter animais registrados, no entanto, para participar de eventos chancelados, comunicar as cobrições e nascimentos, é condição ser associado.

2 - QUERO ME ASSOCIAR, COMO DEVO PROCEDER?

Você deverá preencher uma ficha de cadastro que pode ser acessada pelo site disponível aqui;
Após o preenchimento, será enviado automaticamente para o seu e-mail informado sua ficha de cadastro devidamente preenchida. Após o recebimento da ficha de cadastro em seu e-mail, você deverá:

1 - Imprimir o documento pdf enviado em anexo ao seu e-mail denominado 'proposta_admissao.pdf';
2 - Assinar os campos de assinatura do documento impresso e reconhecer firma*;
3 - Anexar xerox do documento de identidade (CPF / RG) e comprovante de endereço;
4 - Em se tratando de Pessoa Jurídica, anexar cópia do Contrato Social;
5 - Enviar através dos Correios para a ABCPampa no endereço:
Parque de Exposições Bolívar de Andrade - Av. Amazonas, 6.020 - Gameleira - Cep: 30510-000 - Belo Horizonte - MG.

* Você pode optar, caso solicitar a visita de um de nossos técnicos credenciados, caso tenha animais para registro / controle, listados no site www.abcpampa.org.br/app/associacao/tecnicos e fazer a assinatura na presença deste, dispensando o reconhecimento de firma em cartório. Informamos que seu processo de admissão somente será concluído após o recebimento dos documentos informados acima, do recebimento e quitação de boleto referente a anuidade.

3 - QUAL O PREÇO PARA ADMISSÃO?

Para se associar, basta o preenchimento do cadastro, apresentação dos documentos exigidos e recolhimento do valor da anuidade, pois a jóia de admissão esta suspensa temporariamente. O valor das anuidades estão disponíveis aqui. No caso da anuidade do sócio contribuinte, esta é proporcional ao mês em que ocorre a filiação

4 - O QUE É SÓCIO CONTRIBUINTE, USUÁRIO E MIRIM?

SÓCIO CONTRIBUINTE é o proprietário e criador dos animais, comunica nascimentos, cobrições e pode registrar animais em livro aberto e fechado sem limite numérico de plantel.
SÓCIO USUÁRIO PLENO comunica nascimentos, cobrições e pode registrar animais em livro aberto e fechado com limite de até 5 animais no seu plantel.
SÓCIOS MIRINS são aqueles criadores com idade inferior a 16 anos, que tem os mesmos direitos dos contribuintes, mas que tem que ter um tutor ou responsável pela adesão.

5 - QUANDO OCORREM AS REUNIÕES DA DIRETORIA PARA APROVAÇÃO DE PROPOSTA?

Não há datas definidas, entretanto, o associado que já enviou a proposta e está quite com a entidade poderá utilizar a Associação normalmente.

6 - COMO FAZER PARA SOLICITAR A VISITA DE UM TÉCNICO?

Acesse o site disponível aqui e entre em contato direto com o técnico.
A secretaria da associação poderá indicar o técnico mais próximo da sua propriedade, evitando maiores gastos com deslocamento e possível estadia. A visita deverá ser agendada com o próprio técnico e os valores referentes a visita técnica e registros encontram-se disponíveis no site, disponíveis aqui

7 - QUAL O TÉCNICO VOCÊS ME INDICARIAM COMO O MELHOR PARA VISITAR A MINHA FAZENDA?

A ABCPAMPA indica o técnico mais próximo da sua propriedade, evitando custos maiores de deslocamento.

8 - QUAL O VALOR DA VISITA DE UM TÉCNICO E DOS REGISTROS?

VISITA TÉCNICA: é um atendimento, a um associado ou não, de até 4 horas entre o deslocamento do técnico da origem e retorno a ela, acima disto até 8 h é uma DIÁRIA. Se houver deslocamento do técnico em carro próprio, haverá cobrança de quilometragem fixada em 40% do preço do combustível na região a ser atendida e quando do atendimento de mais de um criador, poderá ser rateada. O pagamento dos honorários e quilometragem do técnico é realizado diretamente a ele no término da visita técnica. Os valores cobrados como visita técnica são por criador e não podem ser rateados. Os emolumentos da ABCPAMPA são cobrados via boleto bancário posteriormente a vista. Quanto aos registros, eles variam de preço conforme o tipo e podem ser consultados na página disponível aqui.

9 - QUAL A IDADE PARA REGISTRO E QUAIS AS EXIGÊNCIAS?

Os animais que possuam a pelagem pampa, podem ser registrados provisoriamente desde o nascimento e posteriormente aos 3 anos completos podem ser registrados em definitivo. Quando do registro definitivo os animais já devem ser apresentados aos técnicos montados para a avaliação do andamento e devem possuir altura mínima de cernelha de 1,45 m para os machos e 1,40 para as fêmeas. Todos os andamentos são aceitos, à exceção da andadura clássica nos machos.As éguas base só podem ser registradas com idade igual ou maior que 3 anos.

10 - O QUE SIGNIFICA REGISTRAR UM ANIMAL EM LIVRO ABERTO OU LIVRO FECHADO?

O animal registrado em livro fechado é aquele obtido do acasalamento entre animais “Pampas” já registrados na ABCPAMPA, cujas comunicações prévias de cobrição e nascimento foram feitas junto a ABCPAMPA. E conforme previsto no regulamento do Registro Genealógico, este animal tem anotado em seu certificado de registro o nome dos pais, facilitando a avaliação genética do animal em função também de seus parentes.
O custo do registro desta categoria de animais é de custo inferior aos da categoria livro aberto. O animal registrado em livro aberto é aquele em que não é exigido conhecer a genealogia (pais, avós, etc) e o animal é registrado em função das suas características comuns a raça pampa.

11 - COMO É O PROCESSO DE REGISTRO DE ANIMAIS?

Ele é realizado em etapas como se segue:

1. O técnico inspeciona e registra os animais.
2. O técnico, já com os seus honorários e deslocamento quitados, envia os documentos para a ABCPAMPA, via correio.
3. A documentação é protocolada na ABCPAMPA e submetida a análise para ver se não há incorreções, levando este processo no máximo 5 dias úteis.
4. Se estiver tudo correto, o financeiro é acionado a emitir o boleto bancário referente ao serviço contratado em até dois dias úteis, boleto este que terá vencimento 10 dias após a emissãoe é enviado por e-mail preferencialmente.
5. Sendo o realizado o pagamento, e localizado na conta bancária da ABCPAMPA, o documento tem o seu processamento final executado em até 7 (sete) dias úteis e o CERTIFICADO DE REGISTRO é encaminhado via correio para o criador levando em média 10 dias úteis para chegar. Portanto o processo entre a chegada do documento na ABCPAMPA e processamento final leva em torno de 30 dias.

12 - QUAL O TEMPO PARA A LIBERAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO DE ANIMAIS?

Dependerá da demanda. Normalmente, ela ocorre no prazo de 30 dias, após protocolo na ABCPAMPA.

13 - POR QUE MEU REGISTRO AINDA NÃO FICOU PRONTO?

Ele é realizado em etapas como se segue:

Os registros são normalmente emitidos em um prazo de até 30 dias após protocolo na ABCPAMPA.
Quando um registro não é emitido neste prazo é sinal de que há algum tipo de pendência que é comunicada ao criador via correio ou via e-mail cadastrado. As principais pendências registradas pelos funcionários da Associação são:

• Falta de pagamento; O registro só sai mediante pagamento cujo boleto bancário segue via correio ou por e-mail cadastrado. Podem existir outros débitos anteriores que impedem a emissão do documento que são cobrados novamente .
• Pendências que aguardam um posicionamento do técnico que efetuou a inspeção.
• Falta de transferência (quando o criador é um e o proprietário é outro). O vendedor deve enviar a comunicação de transferência.
• No caso de registro de animais castrados, pode faltar o atestado de castração (pode ser emitido por médico-veterinário ou pode ser por declaração do criador, que assumirá as responsabilidades).
• Demanda maior que a capacidade de expedição da ABCPAMPA.

14 - COMO REALIZAR UMA TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE DE UM ANIMAL?

Obter junto ao proprietário anterior o documento denominado “Comunicação de transferência de propriedade” devidamente preenchido e assinado por vendedor e comprador, bem como o original do registro do animal e enviá-los para a ABCPAMPA e aguardar a cobrança da mesma.
No caso de transferências “Provisórias” e “Resolúveis” é necessário anexar a cópia do contrato de compra e venda. No caso da transferência se fizer para não sócios, é necessário o preenchimento de uma ficha cadastral, que será enviada para o endereço constante na “Comunicação de transferência de propriedade” juntamente com o boleto bancário, e somente após a devolução desta ficha preenchida, a transferência será efetivada.

15 - COMO FICO SABENDO QUAIS SÃO OS MEUS DÉBITOS COM A ASSOCIAÇÃO?

Através do site, disponível aqui, acessando Meu Histórico Financeiro. Podendo também ligar ou enviar e-mail para financeiro@abcpampa.org.br e se informar. A Associação se incumbirá de esclarecer também as formas de pagamento.

16 - COMO PROCEDER A COMUNICAÇÃO DE COBRIÇÃO DE MONTA CONTROLADA?

As cobrições em regime de monta controlada ou com o uso da inseminação artificial poderão ser realizadas em qualquer período do ano. O criador deverá comunicar as cobrições das éguas de sua propriedade, em formulários próprios, padronizados pelo SRG da ABCPAMPA até o último dia do mês de janeiro para as cobrições realizadas de 01 de julho a 31 de dezembro do ano anterior até o último dia do mês de julho para as cobrições realizadas de 01 de janeiro a 30 de junho do ano em curso, devendo mencionar o dia, o mês e o ano da ocorrência.

17 - ASSOCIAÇÃO ACEITA A COBRIÇÃO A CAMPO?

A ABCPampa é uma das poucas associações que ainda aceita esse tipo de cobrição. O comunicado de cobrição deverá ser postado ou entregue na ABCPAMPA impreterivelmente até 31 de março de cada ano, compreendendo as cobrições realizadas no período de 1º de setembro do ano anterior a 31 de março do ano subseqüente.

18 - A ABCPAMPA ACEITA A TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES E A INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL?

Ela aceita ambos os processos, porém com regulamentação diferenciada e inova, aceitando também o uso de sêmen congelado.

19 - COMO OBTER O CALENDÁRIO DE EVENTOS DA RAÇA?

Gentileza consultar o site, disponível aqui.

20 - QUEM PODE ME ATENDER?

O atendimento ao associado na ABCPCPAMPA é feito por telefone (31) 3372–2415 ou e-mail abcpampa@abcpampa.org.br.

21 - QUAL O HORÁRIO E LOCAL DE FUNCIONAMENTO DA ASSOCIAÇÃO?

Av. Amazonas, 6.020, Parque de Exposições Bolivar de Andrade (Gameleira) CEP 30510000. Horário de 8h às 13h às 17:30h. Fone: 0 xx 31 3372 2415

22 - COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÕES ON LINE OU SRG ON LINE?

Todos os associados portadores de senha e login de acesso, podem fazer uso deste serviço. Eles devem realizar as comunicações de cobrição / nascimento e transferência de propriedade (quando realizada entre dois sócios) por este canal.
O acesso é feito pelo site disponível aqui

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