Catarata em Equinos

Semelhante às infecções renais em seres humanos, os sintomas incluem dificuldade ou urinar em excesso, muita sede, dor nas costas e urina com cheiro forte. Os problemas nos rins podem deixar um cavalo muito desconfortável. 

Geralmente o animal fica letárgico ou deprimido e a pele dele fica rígida. Gengivite pelo acúmulo de tártaro, assim como a formação de edema por causa de algum fluído que não foi devidamente eliminado também podem ocorrer.

Como esses sintomas são frequentemente atribuídos a uma variedade de outras doenças, é importante investigar a possibilidade de infecção ou insuficiência renal.

Sintomas na urinação

Muitos sintomas de infecção renal aparecem na urina, incluindo um fluxo anormal de urina ou alterações no fluxo, assim como no cheiro, cor e consistência. O fluxo pode ser grosso e mais escuro com um odor forte, ou pode ter uma cara muito pálida.

Um cavalo saudável normalmente consome dezenove a vinte e seis litros de água por dia, produzindo quatro a sete litros de urina.

Uma infecção renal pode fazer o cavalo eliminar mais água do que consumiu ou, em vez disso, levá-lo a consumir muito mais do que o habitual.

A insuficiência renal aguda é uma falha temporária mas rápida dos rins, geralmente desencadeada pelo cessamento de excreção e desequilíbrio de água.

Perda de peso

As infecções renais podem levar à perda de apetite devido ao aumento de resíduos no sangue.

A perda de peso crônica é geralmente um sinal de insuficiência renal crônica, uma falha que destrói gradualmente as células no rim que regulam os líquidos e resíduos.

Embora a insuficiência crônica possa acompanhar a insuficiência renal aguda, se deixada sem tratamento,

Ela também poderá resultar de envenenamento tóxico ou outras causas. A perda de peso é geralmente progressiva, ocorrendo em semanas ou meses. Como a maioria dos sintomas de infecção renal, a perda de peso pode resultar de uma variedade de doenças, por isso é importante verificar a perda de peso em conjunto com todos os outros sintomas.

Identificação e tratamento

O veterinário pode comparar uma amostra de sangue e de urina para identificar uma infecção renal.

Adicionar chá de Rosa Mosqueta na alimentação do cavalo é um tratamento inicial simples e eficaz para esse problema.

Esse tônico é composto por quatro ou cinco saquinhos de chá de Rosa Mosqueta para um litro de água fervente.

O reabastecimento de líquidos também pode ajudar a reduzir o estresse nos rins. Leve o cavalo a um veterinário para a identificação adequada da insuficiência renal e outros tratamentos médicos.

Bruna B. Zaharov Simon

Proprietária Haras WS e Médica Veterinária

CRMV-SP 32464

Compartilhe:
Equipe ABCPampa
A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pampa - ABCPampa apresenta em seu blog, um conjunto de artigos sobre todo o universo equino, especialmente o do Cavalo Pampa. Deseja publicar algum artigo? Envie seu texto para nós analisarmos.
Deseja ter seu ARTIGO publicado no Blog da ABCPAMPA?
Basta clicar no botão ao lado e enviar para análise!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 15 =

  • Você também pode gostar destes: