Cavalos reagem as Emoções humanas

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, os cavalos são capazes de diferenciar expressões faciais humanas.

Utilizando imagens de rostos humanos, a pesquisa demonstrou que cavalos domésticos respondem de forma negativa a expressões irritadas.

Acredita-se que isso ocorra porque a domesticação pode ter habilitado esses animais a interpretar o comportamento humano.

O experimento

De acordo com a pesquisadora Amy Smith, “nosso comportamento em torno deles tem um impacto”.

Para realizar o experimento, a equipe apresentou grandes fotografias para 28 cavalos, medindo as reações cerebrais dos animais. Enquanto uma pessoa mostrava a foto, outra segurava o cavalo. Foram utilizadas imagens com expressões felizes e irritadas, alternadas durante o experimento.

A pesquisadora explicou que o resultado principal foi que os cavalos olharam para os rostos com raiva com seu olho esquerdo, o que significa que processaram a imagem com o lado direito do cérebro, especializado no processamento de estímulos negativos.

Os cientistas também colocaram monitores cardíacos nos cavalos, mostrando que as expressões irritadas causaram aceleração significativa em seus batimentos cardíacos.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Biology Letters.

Recentemente, resultados semelhantes foram relatados em cães domésticos, o que levantou questões sobre como viver com seres humanos pode ter influenciado as habilidades desses animais.

Fonte: BBC News

Compartilhe:
Equipe ABCPampa
A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pampa - ABCPampa apresenta em seu blog, um conjunto de artigos sobre todo o universo equino, especialmente o do Cavalo Pampa. Deseja publicar algum artigo? Envie seu texto para nós analisarmos.
Deseja ter seu ARTIGO publicado no Blog da ABCPAMPA?
Basta clicar no botão ao lado e enviar para análise!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

  • Você também pode gostar destes: